Correio Popular Notícia




ALAGAMENTOS
Chuva atrapalha feriado prolongado dos ji-paranaenses

Data da notícia: 2016-03-29 10:23:15
Foto:

(Josias Brito) A forte chuva que caiu em Ji-Paraná e região durante o último fim de semana, atrapalhou a programação de famílias que iriam curtir o feriado prolongado em pontos turísticos de outros municípios ou com parentes na zona rural.

Desde a noite de quinta-feira (24), choveu forte em toda a região, prosseguindo durante parte de sexta-feira (25), até a amanhã de sábado (26), causando alagamentos e estragos em várias ruas da cidade, estradas rurais e destruindo pontes e bueiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias casas próximas a igarapés foram atingidas pela forte enxurrada. Alguns moradores precisaram sair das residências. Não houve registros de feridos.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve nos pontos mais críticos para verificar a situação e alertar os moradores para saírem das casas, caso o nível da água subisse rapidamente. Moradores passaram a madrugada acordados com medo de novos alagamentos. O Igarapé 2 de Abril, que corta os bairros Casa Preta e Bela Vista, mais uma vez transbordou e invadiu algumas residências. Ao menos três famílias tiveram de deixar as casas.

Os moradores reclamaram que a área é de risco e dizem que não é a primeira vez que o igarapé transborda e a água entra nas casas. Quem precisou sair das residências foi para casa de familiares até o nível da água baixar.

De acordo com os Bombeiros, as regiões mais afetadas pela chuva foram os bairros do 1° distrito que ficam próximos da marginal da BR-364. Por causa da forte chuva, alguns estabelecimentos comerciais alagaram e os funcionários precisaram retirar aparelhos eletrônicos para não serem danificados.

Zona Rural
As águas do rio Boa Vista e alguns igarapés na zona rural de Ji-Paraná também subiram devido ao grande volume de chuva que caiu na região, deixando moradores da região, que abrange as linhas 208 a 200, totalmente isolados, e sem condições de acesso ao município, por um período de 48 horas.

O distrito de Rondominas de Ouro Preto do Oeste, a 45 quilômetros do município, ficou mais uma vez sem acesso. O isolamento foi causado pelo aumento do nível de igarapés que cortam as estradas rurais. Ao menos 25 linhas ficaram isoladas e mais de cinco mil agricultores ficaram impossibilitados de vir a Ji-Paraná.
Quem arriscou a passar o feriado prolongado com os parentes na zona rural, além de ter que enfrentar o transbordamento dos igarapés, ainda sofreu com atoleiros que se formaram ao longo das estradas, devido às vias estarem muito encharcadas.

O autônomo Audenez de Oliveira afirmou que havia programado ficar coma família que, por causa da atual situação econômica que vive o país na atualidade, e que passaria o feriado prolongando com parentes na Linha 206, mas sua expectativa acabou já no fim da tarde de quinta-feira, quando iniciou a chuva na região central.

?Na sexta-feira feira pela manhã, mantive contato com meus parentes que, me informaram que não havia mais possibilidade de ir, já que as estradas estavam todas alagadas, sem condições de trafego de veículos?, enfatizou Oliveira, dizendo ainda que passou todo o feriado em casa, pois não tinha condições de ir para outra localidade, por causa da chuva.

Várias estradas estão danificadas por causa da queda de barreiras e bueiros. Há pontos de alagamento e risco de quedas de pontes. Na rua Mato Grosso, sentido linha 010, uma ponte foi levada pela forte correnteza, deixando várias famílias isoladas. A opção é fazer o trajeto pelo quilômetro 4.

Equipes do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e da Secretaria de Obras de Ji-Paraná realizaram vistorias nas áreas atingidas para reparos nas estradas, mas com a subida repentina das águas, se tornou impossível a recuperação dos locais danificados.

Nível do Rio Machado
De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, mesmo com a quantidade significativa de chuvas dos últimos dias, o nível do rio Machado subiu ligeiramente. Segundo o sargento Reinaldo Ribeiro, não houve nenhum pedido de resgate durante o temporal que caiu na cidade. ?Normalmente, a equipe fica em alerta quando o rio atinge os 10 metros. Ontem, ele marcou 10,14 metros.

Fonte:






Noticia vista 1225 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.